quarta-feira, junho 20, 2007

Sessão das cinco: "Lady Chatterley".

Hoje deparei-me com uma situação nova na bilheteira do cinema: uma fila. Nunca, no cinema que frequento e na minha sessão preferida, tal coisa me tinha acontecido. Ao ver os cartazes dos filmes em exibição, percebi: "Pirata das Caraíbas" e "Ocean´s 13" eram duas das quatro opções. Remei contra a maré (confesso que estive tentada a completar a triulogia e ver o "Ocean´s 13", mas não cedi à tentação). Comprei o bilhete para a sala principal. "Lady Chatterley" foi o filme que escolhi para ver esta tarde e trazer, agora à noite, à Pastelaria.
"Lady Chatterley é um filme ameno, a historia centra-se na vida de uma mulher que atraiçoa o seu marido e apaixona-se por um dos seus criados. O argumento, baseado no romance original de D. H. Lawrence, nada tem de surpreendente. Já a interpretação matestral de Marina Hands é o trunfo deste fiilme realizado por Pascale Ferran. "Lady Chatterley" é uma historia simples mas intensa. As cenas de intimidade vividas pelos dois personagens principais, Constance e Parkin, chegam-nos com o realismo que o cinema francês nos tem habituado. Sem truques de produção ou brilhantismos de realização, este é um filme que retrata uma paixão fugaz e a aprendizagem da sexualidade por Constance. A paixão dos dois amantes cresce com a passagem das estações, facilmente podemos estabelecer um paralelismo entre o romance dos personagens e as transformações climáticas que se manifestam na quinta que dá abrigo ao desenrolar deste argumento. "Lady Chatterley" merece uma visita à salas de cinema, é um filme simples mas é justamente na ausência de artifícios que se revela a grandeza desta obra.
"Lady Chatterley" arrecadou o César de melhor actriz revelação, melhor adaptação, melhor guarda-roupa, melhor fotografia e de melhor filme de 2006. Bem sei que não são as nomeações ("Lady Chatterley" teve nove) e os prémios (cinco no total) que distinguem um filme, mas "Lady Chatterley merece a nossa atenção, e está em cartaz nos cinemas do Porto.



Ficha Técnica:
Titulo: Lady Chatterley
Ano: 2006
País: Bélgica | França | Reino Unido
Género: Drama
Realização: Pascale Ferran
Intérpretes: Marina Hands, Jean-Louis Coullo'ch, Hippolyte Girardot

4 comentários:

j.seabra disse...

pelas fotos, parece-me que o césar para melhor guarda-roupa é inteiramente justo.

aliás, deviam estar mesmo muito bem guardadas! :D

Joana Lima disse...

A verdade, caro seabra, é que estas imagens não fazem justiça ao Cesar para melhor guarda roupa, mas são as de um dos pontos altos do filme (e também servem para aguçar o apetite dos leitores, se motivaram comentários, já surtiram efeito!).
=)
Saudações,
A Curadora.

Anónimo disse...

http://vodka-atonito.blogspot.com/2007/06/lauro-atnito-apresenta.html

Anónimo disse...

filme miserável. que desperdicio de tempo. a quem tenho de pedir o reembolso curadora? :P