quarta-feira, março 28, 2007

Sessão das cinco, da-me musica Frankie Wilde!

Entre a verdade e o mito, escolha-se o mito
Tony Wilson da Factory Records

É porque os posts me parecem ser como as cerejas, o tema de um sugere o tema do próximo, que, para esta Sessão das Cinco, seleccionei um filme que me chegou às mãos graças à pirataria refinada à qual, felizmente, tenho acesso.

"It´s All Gone Pete Tong" é um filme baseado na vida do Dj inglês Frankie Wilde (protagonizado magistralmente por Paul Kaye), um dos míticos dj´s de Ibiza da década de 90. O filme retrata o percurso controverso deste dj que conquistou, durante um longo período, as mais afamadas pistas de dança da ilha.
.
Em paralelo à sua ascendência, podemos ver em "It´s All Gone Pete Tong", a decadência de uma vida de excessos que teve repercussões dramáticas. Este filme é um retrato do universo em que viveu este produtor e que toma contornos maquiavélicos quando, pelo abuso de cocaina, Frankie Wilde, tem alucinações com o seu amigo imaginário: uma espécie de Doninha que o acompanha no seu período mais obscuro. O estatuto de Frankie Wilde foi abalado pela perda total de audição que o levou à decadência, incapacitando-o de dar continuidade ao seu trabalho enquanto produtor e Dj. Mas "It´s All Gone Pete Tong" conta-nos também o regresso inesperado de Frankie à produção de música de dança e as pistas de Ibiza.
.
Já surdo, e talvez por isso esta história tome contornos que a aproximam da mitificação deste personagem, este Dj produziu ainda um último álbum que o empurrou novamente para a casa mais mediática de Ibiza, o Pacha. Realidade ou Ficção? Verdade ou Mito? Frankie Wilde mostrou ser possível a criação musical sem o sentido de audição e, mais curioso ainda, mostrou-se capaz de tocar ao vivo através das vibrações e da informação visual gerada pelo som.

Entre o drama e a comédia, este filme premiado em diversos festivais (Toronto Film Festival; US Comedy Arts Festival; Gen Art Film Festival) é realizado por Michael Dowse e conta com a brilhante interpretação da portuguesa Beatriz Batarda, tão pouco conhecida em terras lusitanas e com tantas cartas dadas nas telas internacionais.

Ficha Técnica:
Titulo: It´s All Gone Pete Tong;
Género: Drama;
Pais/Ano: EUA/2006;
Duração: 191min;
Direcção: Michael Dowse.



(Como podemos distinguir um bom Dj, caro Mestre?
Para mim, e de uma forma muito resumida porque o tempo e espaço não me permitem alargar em considerações, um bom Dj apresenta uma boa selecção, uma boa técnica e acima de tudo faixas originais. Gosto de ouvir um Dj Set composto por temas produzidos por quem os toca, sejam eles temas da sua criação ou remisturas suas de temas de outros).

Sem comentários: