quinta-feira, maio 17, 2007

Sessão das cinco, revisões.

A falta de disponibilidade tem-me afastado das salas de cinema e das Sessões das Cinco. Hoje, para me redimir desta ausência, percorri a minha pequena videoteca e seleccionei, para esta Sessão das Cinco, "Good Bye Lenin!", um filme adaptado do romance homónimo de Bernd Lichtenberg. Este filme já não é um filme novo, mas pode ser um bom exercício de revisões!
Wolfgang Becker filmou "Good Bye Lenin!" em 2003, uma comedia que tem lugar na Alemanha em 1989. Apesar da política ser o tema central deste filme, este realizador, propõe-nos uma agradável viagem pelas diferenças entre os costumes, as condições sociais, e as condições económicas que marcaram a Alemanha em dois períodos distintos. Tomamos contacto com este pais antes e depois da queda do muro de Berlim, através de um núcleo familiar desfragmentado: dois filhos, um pai ausente, um medico que fugiu para a Alemanha Ocidental, e uma matriarca socialista, Sra. Kerner (Katrin Sab), que fica em coma durante todo o período de transição. O filho, Alexander (Daniel Brühl), actor central de todos este enredo, teme pela saúde da mãe e, para que esta nao agrave depois do coma, simula que tudo se mantém igual ao periodo que antecedeu a queda do muro. É com a ajuda de um amigo editor de videos, que Alexander consegue iludir a mãe, mostrando-lhe informação manipulada que a leva a pensar que nada se alterou enquanto dormia, mantendo a ilusão que Lenine tinha ganho a batalha contra o capitalismo. Como qualquer bom filme, o brilho de "Good bye Lenine!" prende-se no pormenor: neste filme existem uma serie de simbolos, como os camiões da Coca-cola, que ilustram a Alemanha Capitalista e questionam a noção de fronteira.
Só um argumento assim poderia abordar um tema tão carregado este. Reconhecido pela critica internacional, este filme conta com uma brilhante banda sonora de responsabilidade de Yann Tiersen.
Ao serviço do mesmo tema, e em cartaz nas salas de cinema à escassos meses, esteve "As Vidas dos Outros" de Florian Henckel von Donnersmarck, outro filme com a mesma origem mas de um género distinto. "As Vidas dos outros" aborda igualmente a unificação política da Alemanha, dando a conhecer o sistema artistico e as suas perversões durante o período que antecedeu e procedeu o processo de unificação.
Nesta sessão das Cinco, deixo-vos duas sugestões de cinema sobre o mesmo tema, dois filmes tão distintos como clarificadores da historia alemã.





Ficha Técnica:
Título Original: Good Bye, Lenin!
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha): 2003
Site Oficial: www.good-bye-lenin.de
Estúdio: arte / Westdreutscher Rundfunk / X-Filme Creative Pool
Distribuição: Sony Pictures Classics
Direção: Wolfganger Becker
Roteiro: Wolfganger Becker e Bernd Lichtenberg
Produção: Stefan Arndt
Música: Yann Tiersen
Fotografia: Martin Kukula

Sem comentários: