terça-feira, fevereiro 06, 2007

Sessão das cinco, um serão com Francis Veber.


Sábado finalmente chegou. Depois do Clubbing na Casa da Musica, o serão de domingo não podia ter sido melhor: um jantar a quatro, uma boa conversa e um dvd repescado na videoteca do vizinho.
A comédia não é o meu género de eleição, mas, tal como na Sessão das Cinco em que apresentei Scoop, este filme sobre o qual hoje vos quero falar é uma comédia, uma comédia chamada " Le Dîner de Cons". Este texto da autoria do francês Francis Veber foi pensado para o teatro e adaptado para o cinema em 1998 (em Portugal, foi levado a cena no Teatro Villaret com um elenco de luxo: Miguel Guilherme, João Lagarto, António Feio, Rita Lello, Helena Isabel, Jorge Mourato e José Eduardo).
O argumento: um grupo de amigos junta-se para jantar. Até aqui nada de invulgar a não ser o facto de, todos eles, se fazerem acompanhar por convidados especiais: a pessoa mais palerma que encontrarem. Estes encontros semanais têm como objectivo divertir os anfitriões e, depois dos convidados trocarem ideias entre si, eleger o mais idiota.
Pierre Brochant (interpretado por Thierry Lhermitte) é um dos organizadores, Francois Pignon (interpretado por Jacques Villeret), o idiota convidado por Brochant para o jantar semanal. Depois de um incidente enquanto jogava golfe, Pierre Brochant falha o encontro marcado para esse mesmo dia e, por este motivo, durante todo o filme nada vemos desse jantar que motivou todo o argumento. Melhor assim. O resultado: os dois personagens principais permanecem sempre no mesmo espaço, o luxuoso apartamento de Brochant visitado nessa noite por Francois Pignon. Este contabilista acompanha o seu anfitrião num serão em que a vida de Brochant se revela tragicamente. E muito mais não vos posso dizer, apesar de escassez de espaços, Francis Veber consegue agarrar-nos ao écran até ao momento certo, (se pensarmos que todo o texto foi escrito para teatro, facilmente percebemos porque é que o numero de cenários é tão reduzido).

"Le Dîner de Cons" está longe de ser um dos meus filmes de eleição. Mesmo assim, merece um lugar na minha pequena videoteca e este breve apontamento no jornal da Pastelaria. Pelos apartamentos da Invicta já se pensa plagiar esta ideia, por isso, e depois deste serão de domingo, vou pensar muito bem antes de aceitar um convite para jantar!

"Le Dîner de Cons"
Ano: 1998
País: França
Género: Comédia
Realização: Francis Veber
Interpretes: Thierry Lhermitte, Jacques Villeret, Francis Huster
Duração: 1h16
Director de Fotografia: Luciano Tovoli
Musica: Vladimir Cosma
Distribuição: Sony Music

1 comentário:

Anónimo disse...

O filme em frances é bom. Mas na representação ao(s) vivo(s) feita pelo conjunto que incluía Antonio Feio, Miguel Guilherme e até a coroada Helena Isabel, conseguiu-se ir buscar os gags originais e outros tão nossos, alguns ate resultantes do panorama que a conjuntura de imigração nos trouxe, como por exemplo uma irina rapopito...

Foi da peça que fui ao filme, mas continuo a achar um bom filme.

Um bom motivo para passar uma tarde em casa, sim.