quarta-feira, fevereiro 14, 2007

porque hoje é dia dos namorados...

E porque hoje é dia dos namorados, estreia-se uma nova rubrica aqui na pastelaria preferida de todos vós. Vindo directamente da Sorbonne em Paris, chega aqui à magnífica Pastelaria Damásio o “Estilista de bolos”, para tornar ainda mais maravilhosos os bolos que daqui saem.
E porque hoje é dia dos namorados, vamos começar com uma decoração especial para um deslumbrante bolo de namorados.

O quadro que escolhi propositadamente para hoje é de um dos maiores artistas do Quattrocentto italiano, apesar da injustiça de não ser uma tartaruga ninja. Falo-vos do florentino
Sandro Botticelli (1445-1510), contemporâneo de Da Vinci e protegido dos Médici.
Este mestre italiano foi de entre os seus contemporâneos, um dos que melhor dominaram o desenho e a linha, criando obras que ainda hoje nos causam admiração pela sua limpidez e luminosidade.

A obra escolhida, não alcançou a fama de outras obras como
Primavera (1477) ou O Nascimento de Vénus (1483), no entanto esta é ainda assim uma das obras mais conseguidas.
Vénus e Marte (1485) trata-se de uma peça que estaria destinada a aposentos privados (cabeceira de cama), provavelmente de Juliano de Médici e Simone Vespucci, em quem o autor se terá inspirado. A representação de vespas junto à cabeça de Vénus assim o faz entender, não excluindo também um significado platónico.
O quadro representa a vitória da beleza e do amor (Vénus) sobre a bravura e a guerra (Marte). Vénus aparece na imagem de uma mulher serena, olhar perdido e inacessível, postura lânguida, em oposição ao quadrante contrário onde um Marte voluptuoso surge adormecido e estafado.

(Vénus e Marte; Natinal Gallery de Londres, Cerca de 1985, 69 x 173 cm, têmpera e óleo sobre madeira)


Segundo o mito, Eros ou Cupido (Eros em grego significa amor) nasce da relação entre Vénus e Marte, entre a Beleza e a Guerra. Ou seja o Amor nasce da beleza e da guerra. Porém Vénus era casada com Vulcano, o deus do fogo. O que nos leva a concluir ainda que o Amor nasce da Infidelidade!!

Boa noite de São Valentim (para todas as minhas namoradas) e até ao próximo bolo.

1 comentário:

Joana Lima disse...

Olá Colega!
Por motivos profissionais não posso deixar de comentar esta tua contribuição.
Fiquei rendida ao tema, infelizmente já não fala tanto sobre pintura como eu gostaria, para poder ler coisas como as que tu escreveste.
Bem-vindo!
Bons posts!